As causas das mudanças no clima são tão profundas e envolvem tanta gente e tantos lugares.

Sent on by
Ceciliana Viana
Send Your Own Message

Minhas lindas,

Tenho pensado muito sobre o mundo. Sobre o mundo em que vocês viverão. Sobre as cachoeiras, rios, florestas, restingas, mangue, praias que não sei se vocês conhecerão. Como eu queria poder mudar o curso das coisas e convencer todos sobre a importância e beleza da natureza! Será que consigo? Me sinto uma formiguinha. Mas os movimentos são feitos de indivíduos, não é?

O que tenho feito? Como consumidora, leio as embalagens, uso sacolas reutilizáveis (nem sempre, para ter saquinho para o lixo!) e compro orgânico e local o máximo possível. Como dona-de-casa, separo o lixo, tento substituir produtos de limpeza, apago as luzes, penso na água. Como intelectual, até hoje estudo o mundo para entende-lo melhor. Como mãe, quero que vocês convivam o máximo possível com a natureza para desfruta-la e valoriza-la. Que vocês sintam cheiros, vejam cores e paisagens, brinquem com a água em seus corpos, saibam a diferença entre areia e argila em seus pés. E que a vivência com a beleza lhes inspire cuidado.

As causas das mudanças no clima são tão profundas e envolvem tanta gente e tantos lugares! Será que essas minhas pequenas ações fazem diferença? Talvez sim. Provavelmente sim, mas se isso é suficiente? Espero que seja. Que as minhas ações se somem às do meu vizinho e mobilizem aquele outro. E a as pequenas mudanças de hábito dele despertem naquela outra um interesse e também em mudanças. E que esse movimento una pessoas e políticas públicas a ponto de estancar a temperatura global em níveis aceitáveis. Tem que ser rápido!!

Eu poderia fazer mais? Certamente. Eu poderia reclamar do esgoto horrível sendo jogado do prédio chique ao lado de casa, ainda que eu ache difícil acreditas que o nosso prédio trate bem os resíduos antes de despeja-los na baía. Eu poderia fazer hortas urbanas ou sair plantando árvore, ou fazer uma composteira. Eu poderia reciclar meu lixo, mas aqui ainda temos lixão e não temos estações de reciclagem. Eu poderia abdicar do carro. As minhas possibilidades de ação são numa escala tão micro que eu fico impotente. Eu poderia ir a manifestações contra a indústria petroleira. Poderia virar política pra tentar influenciar políticas. Poderia fazer alguma coisa para parar o desmatamento na beira da estrada. Por que não?

Espero um dia levar meus netos a alguns dos meus lugares preferidos no mundo. Espero que tenha água para todos poderem desfrutar seu frescor. Espero que haja mais justiça e respeito para as pessoas. Espero que vocês sejam felizes e vivam em um mundo mais harmonioso.

Vou fazer alguma coisa sobre o esgoto. Não prometo fazer a horta urbana, mas vou fazer a composteira. E vou pensar sobre o assunto da reciclagem. E também sobre o que posso fazer sobre o desmatamento na beira da estrada. Tenho vontade de conversar sobre mudanças climáticas com crianças, talvez em escolas? Acho que crianças podem ser poderosos agentes de mudança. Vou tentar melhorar o nosso consumo. Vou tentar ampliar e fortalecer movimento. Espero que dê certo.

Todo meu amor,

Mamãe

Share on:
 
Send Your Own Message

More Messages to the Future

 

Dear X—, Dear A—,

As with our struggles to eliminate police brutality, as with hate crimes, so it is with climate change – there are actually a lot of people out there who care.

 

Future Self & Ka’iulani,

We promise to reduce the amount of carbon we use on a daily basis.

 

Querida Futuro Yo,

Quiero que puedas decirme que lo hemos logrado, y que el mundo hoy es un poquito mejor porque nosotras pusimos de nuestra parte.

 

Dear Tomorrow,

I promise to use my reusable water bottle more often

 

dear future people (:

I hope that people are still enjoying the wonders that nature has to offer.

 

Dear tomorrow,

The blue sky will no longer be grey, and the bleak clouds will be vibrant.

 

Dear Tomorrow,

I promise when I start my baking franchise, I will reduce pollution made by it as much as physically possible.

 

Our Promise

I will turn my gas transmission into an electric car!

 

Dear Alba:

There is still a lot of beauty and I will do what I can to keep it from slipping away.

 

Dear Tomorrow,

I’m not allowed to talk about climate change around family; as my mom warned me, “climate change is not something that people think about in Mississippi.” But I’m worried for my family’s future.

 

Hey kiddo,

I’ll be here to tell you all the ways I have fought for the health of our home, and fought to protect all of the wide, open spaces for you to run in. When you’re old enough, we can fight together.

 

Vitória,

Antes de realizar qualquer ação pense no meio ambiente para que suas atitudes sejam pautadas na sustentabilidade. Assim o seu pensar e agir localmente poderão resvalar na escala global.

View All Messages

Send Your Own Message