Minha querida Valentina,
Quando escolhi esse nome para você foi para te presentear com uma nobre virtude, a Coragem.
Porém há 16 anos atrás minhas preocupações com seu futuro eram outras, queria que você tivesse a coragem de desbravar tudo o que a vida nesse mundo poderia te oferecer de melhor.
Mas hoje minhas preocupações com seu futuro são outras; gostaria de te dizer que vivemos em um mundo onde o respeito por toda forma de vida é a lei que nos rege, mas não é, e essa falta de compaixão pelo nosso planeta, que nos dá tudo, sem pedir nada em troca, está o colocando em colapso, nossa “Mãe terra”, foi pacientemente absorvendo cada golpe, sendo lacerada pela cobiça de alguns e usurpada e explorada em beneficio de poucos.
Hoje ela apresenta sinais que de alguma forma as coisas irão mudar, e nessa historia como já sabemos, ela sempre permanece, mas seus habitantes não, no caso nós.
Ainda tenho a esperança que há tempo hábil para mudarmos nossa forma de trata-la e de principalmente rever nossos hábitos, para que possamos viver por muitas eras ainda.
Como você sabe sou uma vegetariana rumo ao veganismo, por compaixão as demais espécies que assim como nós habitam esse mundo, sempre busquei te explicar que somos iguais às demais criaturas, e que devemos sim respeito e zelo por todo o nosso meio ambiente.
Espero do fundo do meu coração, onde quer que eu esteja que você sempre se lembre do legado que tentei deixar para você, principalmente do respeito por toda forma de vida, seja animal ou vegetal, e que você possa dar prosseguimento a minha ideologia de ser boa e fazer o bem e de que estamos. Nesse fantástico mundo para evoluirmos juntos em busca de uma coexistência, que só nos trará beneficio e perpetuara nossa espécie nesse lindo e brilhante ponto azul que chamamos de lar.
Te amo hoje e sempre.
Mamis