Espero de verdade saber contribuir para legá-la inteira para você, e que todos saibamos fazer isso em conjunto também.

Sent on by
José Marcelo Zacchi
Send Your Own Message

Filhota,

Começamos outro dia a nossa compostagem em casa. Foi uma alegria ver a tua animação com a tarefa de arrumar o lixo, encontrar as folhas e brincar com as minhocas vermelhas. O dia-a-dia pode ser mesmo muito mais bacana do que aprendemos a fazê-lo, não é?

Agora é tempo de iniciar a nossa horta. Comecei a estudar o assunto, vai ser mais um para aprender juntos. Tio Jê e vovós Nina e Geny poderão ajudar bastante também, que eles são já hortelões bem mais experientes que nós. Logo você vai poder levar alecrim e manjericão para os colegas na escola, como os temperos indianos que a mamãe levou na aula de culinária outro dia.

E continuamos a inventar novas formas de comer melhor, mais saudável e gostoso. Não me canso de gostar de descobrir sabores novos com você, nesta altura da vida. Te falei que soube que nos Estados Unidos há 50 anos as pessoas costumavam gastar duas vezes mais com alimentação do que com despesas médicas, e que hoje é o contrário? Devíamos mesmo vir fazendo alguma coisa muito errada.

Precisamos ver quando será a hora da nossa mudança de casa. Mas preciso te dizer que gosto demais de poder te levar a pé na escola, e ir caminhando para o trabalho. Você não sabe o privilégio que é isso e como seria bom se todos pudessem organizar-se para viver assim. A tua cadeirinha na bicicleta ficou ótima também, foi uma delícia aproveitar a ciclovia nova no caminho para a casa da dinda. Me lembra depois de ver com a Prefeitura a questão do replantio das árvores que foram derrubadas na frente do nosso prédio?

O papai continua tentando dedicar-se mais a tudo isso no trabalho, colaborando com projetos de mobilidade, saneamento, energia, reflorestamento e tanto mais. As mudanças climáticas e o meio-ambiente nem eram um tema inicial no programa do papai na TV, e no trabalho com a cidade, mas foi ficando cada vez mais claro que não poderia ser assim. O bom é que gosto muito disso, mesmo impressionado com os desafios. Acho que vai ser mesmo sempre mais impossível falar em política, cidadania e no nosso destino comum sem pensar em sustentabilidade e no que significa afinal viver bem neste planeta.

Estive faz pouco na Amazônia sem você. Fui com a mamãe e ficamos o tempo todo pensando em quando poderíamos ir juntos, com teus primos também. Lá nesta época eles dizem que é verão, por ser a época sem chuvas – logo mais será o inverno, em que sempre chove muito. É o contrário aqui do Rio, em que nos preparamos agora para um verão daqueles… Lembrei do tempo que passamos em Boston no último ano, em que você pôde ver comigo as quatro estações, com a neve, as folhas vermelhas, as flores e o calor. Também do nosso acampamento na serra do Rio, procurando juntos a vista do Dedo de Deus no meio da neblina. E das praias que conheci tão diferentes de hoje quando tinha a tua idade na Bahia. E de tantos lugares ainda por descobrir juntos no mundo…

Será que vamos conseguir que você possa viver tudo isso, e partilhar com teus filhos, com a mesma alegria que dividimos hoje? Você não sabe a felicidade que é sentir-se parte de um tempo muito maior do que nós, quando se é pai. Esta é, afinal, a própria magia da nossa relação com a existência, não é? Espero de verdade saber contribuir para legá-la inteira para você, e que todos saibamos fazer isso em conjunto também.

beijos infinitos,
Papai

Share on:
 
Send Your Own Message

More Messages to the Future

 

Dear old dude Mårten,

I know that the 2019 version of me (today that is) wished and hoped for that I did all within my power to turn the world around without loosing sight on the beauty of being alive.

 

Dear Jack,

Right now you are only a little over 5 weeks old, but you have truly changed my whole world. Your Mom and I always say that we thought we loved before you were born, but now that you have come into the world and we met you, our ability to love just expanded exponentially.

 

Dear Future Explorers,

I am often faced with the question: why do I care so much about this pale blue dot that we inhabit?

 

Dear future generations,

Past generations took all the trees, polluted all the water, fished all the fish, and hunted all the animals so that there’s almost nothing nice left.

 

The gift for next generation,

To save the big world, perhaps, we should change the mind from myself to my small family to my community.

 

Dear future loved ones,

As I sit here and write to you, I’d like to share with you something more horrifying than a few boos – our current home, Earth.

 

I will recycle stuff I found.

 

Dear Thomas,

When you look at me with those big beautiful eyes and that innocent smile, you make me want to fight harder. And I do.

 

Para minha querida filha, Vitória,

Consegue compreender que estamos aqui de passagem e que temos por obrigação apenas tomar emprestado, evitado excessos e principalmente agradecer.

 

Dear Maret,

Right now I want to be hopeful. Right now I want to think that we took action to ensure this beautiful future for you.

 

Caro me stesso,

Non so dove e con chi sarò nel 2050, spero che sia un anno migliore di quello appena passato .

 

I promise to stop eating junk food.

View All Messages

Send Your Own Message